domingo, 31 de outubro de 2010

O Mestre


Alguns lhe diziam ser o maior baterista de rock'n roll da Terra. Ele desconversava, dizia "not at all". Eles lhe perguntavam se precisa de anos e anos para tocar como ele. Ele dizia "not really". Acredite: quando tu chamas os melhor músicos da tua cidade, pra montar uma banda, e ficas na duvida entre John Bonham e Ginger Baker, é porque a coisa tava HEAVY por Londres.

O incrível apogeu do rock nos anos 60/70 originou mais do que hits famosos, que venderam milhões de discos. Produziu a única e verdadeira música transcedental do ocidente. Um som deste nível de pureza, só com gravações-espetáculos. Não só dos músicos. Mas também dos produtores e dos engenheiros. E os shows eram verdadeiras transfusões de emoções e de felicidade extrema:

Entre jogos de bilhar e coleções carros antigos, John Henry Bonham, o "Bonzo", como era chamado, mudou completamente a abordagem do instrumento. Ele desenvolveu técnicas que são estudadas no mundo inteiro. Como todo baterista, passei horas e horas estudando Double Bass Illusion (o nome já diz), A famosa "Avalanche", que são variações de triplets. (google it). E entre técnicas de pedal de bumbo, foi certamente o primeiro baterista que enganou totalmente seu público. Ele usa apenas um single pedal, e utiliza uma técnica monstra para bater duas vezes numa pisada só. 

Posso dizer que essas três belezuras mudaram para sempre meu estilo de tocar, para sempre. Uma coisa que você deve perceber na bateria, é que as técnicas tem nomes e ensinamentos padrões, mas existem infinitos meios de tocá-los. Cada um com a sua própria forma de aprendê-los e aplicá-los, assim como em qualquer instrumento. Pra mim, esse é o ensinamento chave na música. Existem infinitas formas de se reproduzi-la. E cada detalhe é um diferencial. Isso foi o que nos nossos ídolos de vanguarda respeitaram, e deixaram a musica fluir pelo seus corpos.

Vou deixar vocês viajando nessa demonstração de gala do Pai de todos os bateristas. Não há como não concordar. John Bonham foi único: ele permitiu que o shuffle e o groove penetrassem para sempre no rock. E de lá nunca mais saiu. E o grande e maior ensinamento de todos: liberdade total de burocracias musicais. O Led Zeppelin gravava seus cds no interior da inglaterra, em castelos e em casebres nas montanhas. Metrônomo? Me poupe, cara...

Nenhum comentário:

Postar um comentário